Joinville recebe prêmio suíço de turismo

A cidade de Lugano, da parte suiça italiana, dedica anualmente uma semana para o turismo, é quando acontece o Swiss International Holiday Exhibition, considerado o maior evento da Suíça e também o mais prestigiado. O objetivo da feira é promover o turismo de alto nível. O maior prêmio do turismo europeu, Swiss Tourism Awards, este ano homenageou 30 cidades do mundo em 12 categorias, entre elas duas cidades brasileiras: Joinville (SC) e Foz do Iguaçu (PR).

Joinville foi escolhida como destino que tem “patrimônio cultural e artístico para ser protegido”, como cidade premiada, a maior cidade de Santa Catarina entrará no guia turístico distribuído na Suíça e na Itália, com mais de 50 mil cópias. Além disso, ganhará representação no evento através de um stand e o direito de criar uma página no site oficial.

“Como patrimônio, consideramos não apenas o artístico e arquitetônico, mas também as tradições culturais e as expressões artísticas que têm uma marca nos costumes do povo. Danças típicas, hábitos e folclore, música, literatura, são alguns elementos que fazem um destino particular e uma cultura única”, explicou a organização.

O vice-prefeito Rodrigo Bornholdt, recebeu uma placa em prata dizendo o porquê da cidade ter sido escolhida, o “Oscar do turismo suíço” apresentou Joinville como “Cidade das Flores” e no site do evento apresenta um texto dizendo que Joinville nutre um profundo respeito pela sua história, que é uma cidade pulsante, moderna e que não perdeu sua simplicidade original.

“O prêmio remonta aos organizadores e planejadores do turismo de Joinville os aspectos essenciais para atrair o turista europeu. Uma cidade que já tem consciência que o turismo de negócios e eventos é o grande gerador de emprego e renda, poderá agora, com esses indicativos apresentados na classificação do prêmio, se voltar a planejar e construir atrativos turísticos dentro dos aspectos culturais – que a cidade já é rica por si só – e redescobre pelo reconhecimento internacional”, afirma o presidente da Promotur, Vilmar de Souza.

Matéria completa: Promotur